top of page

Remédio para carrapato: Quais são os 5 melhores? Conheça as opções.


Usar remédio para carrapato em cachorro é uma excelente forma de proteger contra a tão temida doença do carrapato. Conheça as opções para proteger seu cão.


Usar remédio para carrapato em cachorro é uma excelente forma de proteger contra a tão temida doença do carrapato. Conheça as opções para proteger seu cão.

Usar um remédio para carrapato em cachorro, seja ele natural ou não, é uma excelente forma de proteger contra a tão temida “doença do carrapato”. Afinal, dentre outras maneiras, é assim que você mantém o vetor longe do seu animalzinho e evita as picadas.

Além da tolerância, esta doença pode ser muito perigosa para os cães, podendo levar à morte se não for tratada. Sendo assim, para te ajudar a cuidar do seu melhor amigo, selecionamos 5 tipos de remédios para carrapato e damos todas as dicas para prevenir a doença. Veja só!


Remédio para carrapato: 5 opções


Com diversas opções no mercado, você deve estar se preparando qual o melhor remédio para carrapato ou como encontrar remédio para carrapato barato.

São muitos os produtos com eficácia garantida , com diferentes valores no mercado, então, para te dar um norte, vamos indicar algumas opções. É importante ressaltar, porém, que antes de medicar o seu animal, é preciso consultar um veterinário:


1. Remédio Bravecto


Um produto com ótima avaliação do mercado é o Bravecto , remédio que elimina carrapatos e pulgas de cães e gatos e até da sua casa, em até 12 horas.

O medicamento é vendido em formato mastigável ou transdérmico , em dose única e com garantia de até 12 semanas de proteção.

O transdérmico é aquele remédio para carrapato líquido, que se aplica na parte traseira do pescoço do animal e o produto é absorvido pela pele. Esse formato evita aquela dificuldade que é fazer com que o cachorro faça a ingestão oral do remédio. Quem é tutor sabe bem do que estamos falando.

O produto é vendido separadamente para diferentes pesos de animais de estimação . Existem remédios para animais de 2 kg a 56 kg, com dosagens específicas.


2. Remédio Nexgard


O NexGard é um tablete mastigável com ação antipulgas e carrapatos. Com sabor de carne, ele envelhece rapidamente, eliminando os agentes em até 8 horas.

A diferença entre o remédio para carrapato Bravecto e o NexGard é que este último tem ação de 30 dias. Sendo assim, é necessário medicar o pet uma vez ao mês .

Também existem no mercado dosagens diferentes para cada faixa de peso dos cães.


3. Remédio para carrapato Simparic


Outro antiparasitário recomendado pelos especialistas é o Simparic. Também em formato mastigável , é facilmente aceito pelos cães pelo sabor agradável ao paladar canino.

É indicado na prevenção contra carrapatos, pulgas e, ainda, para tratamento de três tipos de sarnas - sarcóptica, demodécica e otodécica.

Sua ação é prolongada por 35 dias, fazendo necessário o reuso após esse período. Segundo a Zoetis, fabricante do produto, ele age em três horas e foi desenvolvido para cães a partir de 8 semanas de idade e 1,3 kg.

4. Coleiras antipulgas e carrapatos

Existem também boas opções de coleiras que eliminam carrapatos e pulgas, que liberam toxinas conforme o cachorro se movimentam. Mas, não se preocupe, essas substâncias liberadas não são prejudiciais ao seu cãozinho.

As coleiras, em geral, têm validade de três meses . Para garantir total eficácia, tome alguns cuidados:

  • Use apenas se o seu animal de estimação tem mais de 6 semanas de idade (45 dias)

  • Não use em fêmeas em período de aleitamento ou amamentação

  • Mantenha a coleira longa da boca do animal.

5. Remédios naturais para carrapatos


Se você evita dar remédios químicos ao seu animal, uma alternativa é seguir os naturais. Caso você encontre carrapatos no pelo do seu animal de estimação ou repare sinais de vermelhidão, confronto intenso, abrangente ou outros sintomas, faça em casa:

  • Infusão de camomila : espere seguido e aplique um algodão ou pano limpo embebido no chá de camomila sobre a pele do animal. A camomila deve atuar como repelente natural contra os carrapatos.

  • Outro repelente natural é o limão . Para aplicar, ferva duas xícaras de água e acrescente dois limões cortados pela metade. Após uma hora em fogo baixo, tire os limões, espere seguido e coloque o líquido em um borrifador. Pulverize com cuidado sobre o animal, tomando cuidado para não atingir a região dos olhos.

  • Óleos naturais : misture óleos de limão, cedro, manjericão e lavanda em um recipiente e aplique a solução sobre a pele do cachorro.

Vale lembrar que as soluções caseiras têm uma eficácia menor que os demais medicamentos e fazem efeito por muito menos tempo. Como dissemos, antes de qualquer decisão, consulte o veterinário do seu animal de estimação.


Carrapato pode transmitir febre maculosa?


O carrapato-estrela ou micuim, espécie da Amblyomma cajennense, é muito temido no Brasil por ser um dos transmissores da Rickettsia rickettsii, uma bactéria que causa a febre maculosa, considerada a principal zoonose transmitida por carrapatos no país.

Por isso, o carrapato-estrela demanda uma atenção especial com relação aos demais tipos de carrapatos. Possui uma espécie de desenho em seu escudo (parte traseira do parasita) e, por isso, leva este nome de “estrela”.

O carrapato-estrela também é conhecido como carrapato de cavalo, por ser encontrado mais facilmente na área rural, não qual fica em folhas de plantas à espera de um hospedeiro. Por esse motivo, deve ser combatido de uma forma mais ampla e não apenas focada em seu animal de estimação.


O que é a doença do carrapato em cachorro?


Agora que você já conhece algumas opções de remédios para carrapato, entenda melhor sobre a doença do carrapato .

Trata-se de uma enfermidade transmitida pelo carrapato marrom , que fica alojado no corpo do cão. Este aracnídeo é o vetor para a bactéria Erhliquia canis e o protozoário Babesia canis, que fazem com que a doença se manifeste de duas formas: a erliquiose e a babesiose.

Ambas as formas causam sintomas como febre, apatia, mucosas amareladas ou pálidas, urina escura e sangramentos na ponta da orelha. Além disso, cachorro com doença do carrapato não quer comer, em geral, podendo ser este o sinal mais fácil de identificar e correr para o veterinário.

Doença do carrapato tem cura?

Sim, caso o cachorro chegue a contrair a enfermidade, será feito tratamento com remédio para doença do carrapato ( antiparasitários específicos ), além da eliminação dos carrapatos do corpo do animal e do ambiente.

Os médicos-veterinários também irão tratar os sintomas do seu animal de estimação, para que ele se sinta melhor, de forma mais rápida. Fique atento: quanto antes você leva o animal ao veterinário, maiores as chances de cura.

Como prevenir a doença do carrapato?

Como você pôde ver, existem diversos tipos de remédios contra carrapato e pulgas que ajudam a prevenir a doença.

Além do uso dos medicamentos, outras medidas devem ser tomadas , como:

  • Limpar bem o ambiente onde o animal circula

  • Cortar a grama regularmente, caso tenha jardim e quintal em casa

  • Ficar sempre de olho no pelo do cachorro e dar banho a cada 15 dias

  • Tosar o pelo quando possível, sobretudo no verão. Pesquisas mostram que os casos de doença do carrapato aumentam consideravelmente nos períodos mais quentes

  • Leva-lo regularmente ao veterinário.

  • Vale lembrar que não existe vacina para carrapato em cachorro , tornando ainda mais necessários os cuidados acima.

Para garantir que seu animal de estimação fique sempre protegido , com todas as vacinas em dia e tenha bons atendimentos sempre que precisar, uma boa alternativa é optar por um plano de saúde animal .

Com uma mensalidade que cabe no seu bolso, você tem a segurança de estar sempre coberto, sem sustos em caso de tratamentos e emergências. Veja mais sobre o plano de saúde para animais de estimação !

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page